A geração de ideias não é suficiente para que um negócio se torne viável. Um novo mundo” necessita de planejamento para que possa trazer resultados efetivos para sua organização. A gestão das ações planejadas para novos negócios é fundamental para possibilitar o sucesso.

A ideação, termo utilizado para geração de ideias não é sustentável sem uma execução planejada e medida. A criação de novos produtos comercialmente viáveis requer um processo de execução precedido de uma metodologia de experimentação, a cultura e o conhecimento são bases para o desenvolvimento.

A alavanca para o sucesso é planejar e buscar modelos de viabilidade, experimentar e gerir os conhecimentos obtidos a partir dos erros cometidos. A medição dessas etapas é fundamental para extrair o melhor de cada experiência e cada vez mais, a prototipação e a cocriação deve se basear nas experiências anteriores.

O acesso as informações não é problema nos dias atuais de ultraconectividade, no entanto, o que devemos utilizar no dia a dia e com qual objetivo? A transformação das inovações é um processo criativo e estranhamente metódico. Não raras as vezes é possível ver boas ideias naufragarem em sua execução.

A conquista de parceiros para materializar os negócios é fundamental no dia a dia. Alguns autores defendem que fazer e errar é suficiente, discordo, pois, pior é não aprender com os próprios erros já que não houve capacidade de aprender com os erros alheios. Mas o que isso tem a ver com metodologia de execução? Absolutamente tudo!

Segundo Sarkar (2007) a inovação é um “ato de fazer novo, renovar ou alterar”. Tal afirmação nos permite refletir que um negócio meramente inovativo não é sinônimo de sucesso, pois há a necessidade de utilização das ideias de maneira metódica e monitorada para viabilizar seus objetivos. O aprendizado durante o processo é fundamental para a implementação das boas ideias.

Já está nos acompanhando no LinkedIn? Aproveite essa e mais dicas em: https://br.linkedin.com/in/alaguedes ou pelo Facebook em: https://www.facebook.com/alaguedes.

Um abraço e até a próxima! André Luis Azevedo Guedes. Pesquisador do Centro de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade – CTIS UFF, Mestre em Sistemas de Gestão e Doutorando em Engenharia Civil com foco em Smart Cities e Inovação.

Um negócio inovativo é sinônimo de sucesso?

Deixe uma resposta