O tempo ensina que não devemos abandonar nossos sonhos. A criatividade não basta para que um negócio se torne viável, não há inovação sem a construção e a validação das novas ideias. Walt Disney diria keep moving forward” ou algo como continue seguindo em frente!

Um mundo mirabolante precisa ser sonhado para que possa ser construído. Já comentei em outro artigo que somente sonhar não resolve, pois precisamos planejar e executar. E por que a colaboração é fundamental para o sucesso das novas ideias?

A criação de novos serviços e produtos não pode estar na cabeça de uma só pessoa. A viabilidade de um negócio inovativo requer a colaboração de pessoas com diversos perfis, desde o mais sonhador ao mais cético. Do mais humilde ao mais prepotente.

A experimentação, o processo de inovação e a metódica gestão em prol dos resultados são fundamentais para a viabilidade dos produtos inovadores e em ultima instancia para as empresas. Mas a colaboração é mesmo tão importante?

A experiência de cada participante de um projeto, os erros já cometidos e o aprendizado são pessoais, cada ser aprende de uma forma com o momento vivenciado. Combinar um processo criativo, conquista de parceiros, colaborações e insucessos, tornam o fazer, o errar e o aprender mais interessantes aos que se ajudam.

A cocriação dos conhecimentos só é possível de maneira coletiva, sendo fundamental para o desenvolvimento das organizações de sucesso, pois aprender e ensinar são partes de uma relação em constante mutação.

Buscar seguidores, novos parceiros de negócios e atingir os objetivos desenhados é necessário. As pessoas só seguem quem elas desejam e os projetos que elas acreditam, sejam pessoais ou profissionais. Pense como você anda construindo sua rede! Sempre é tempo de recomeçar.

Já está nos acompanhando no LinkedIn? Aproveite essa e mais dicas em: https://br.linkedin.com/in/alaguedes ou pelo Facebook em: https://www.facebook.com/alaguedes.

Um abraço e até a próxima! André Luis Azevedo Guedes. Pesquisador do Centro de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade – CTIS UFF, Mestre em Sistemas de Gestão e Doutorando em Engenharia Civil com foco em Smart Cities e Inovação.

A colaboração é fundamental em projetos inovativos?

Deixe uma resposta